Páginas

Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários

MANUÊ DE BACIA

22.9.07

MANUÊ DE BACIA - BOLO DE MELADO(Típico de Paraty)

Ingredientes:


• 3 ovos
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 kg de farinha de trigo
1 litro de melado
•3 colheres (sopa) de farinha de mandioca
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata a manteiga e os ovos, acrescente o melado, a farinha de trigo, a farinha de mandioca e o fermento e continue mexendo. Misture bem até formar uma massa homogênea (fica pesada). Unte uma forma grande, coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos(depende da temperatura do forno, o meu foi exato). Pronto!

Obs.:Este bolo quem me passou a receita foi um amigo Pedro Victor, é a receita típica de Paraty, do tempo dos escravos, que faziam o bolo a base de farinha de mandioca e melado. Confesso, foi difícil conseguir o melado, mas olha, vale a pena fazer, a foto não está muito boa porque foi feita por celular. Ele disse que coloca somente um ovo, porque não gosta, acho até que nem faz diferença, fica um tipo de pão de mel, mais gostoso, mais substancioso. Este bolo não endurece de um dia para o outro.Tudo de bom!
Ah! A receita original, não é batido e sim só mexido, inclusive aconselha-se a deixar pedacinhos de manteiga para que fique mais molhadinho; eu fiz batido, só mexi com as pás grandes da batedeira no final e ficou muito bom! No sul tem melado para se encomendar, o que consegui, por incrível que pareça veio de Santo Antonio da Patrulha-Rio Grande do Sul, inclusive encomendei e o rapaz disse que viria do nordeste; mas é lógico, neste Brasil imenso tem muitos lugares que têm e eu nem fui no mercado central.

bom dia, beijos

0 comentários:

1