Páginas

Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários

BACALHOADA

30.12.07


BACALHOADA
Ingredientes:

1 kg de bacalhau do porto, ling ou de sua preferência (dessalgado)
1 e 1/2 kg de batatas
pimentão verde
pimentão vermelho
pimentão amarelo
azeitonas de preferência portuguesas ou chilenas
cebolas
tomates
alho a gosto
salsinha e cebolinha
se gostar pimenta
azeite virgem à vontade
coentro se gostar

Modo de fazer:
Dessalgue o bacalhau, coloque água no fogo, assim que levantar fervura, coloque o bacalhau, deixando o mínimo possível. Retire do fogo e reserve, tirando as espinhas do mesmo. Leve nesta água as batatas para dar uma leve fervura, não precisam amolecer, pois irão ao forno.
Corte os pimentões, as cebolas, tomates, as batatas no sentido do comprimento, ou como gostar.
Pegue um pirex grande, ou assadeira e comece a arrumar: azeite no fundo, em seguida uma camada de pimentões, cebolas, alho à vontade, batatas; sobre elas uma camada de bacalhau, salsinha e cebolinha, regue azeite e vá repetindo as camadas até acabar os ingredientes, não esquecendo de regá-las sempre com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos uma hora. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe dourar, secando um pouco o caldo que forma a seu gosto. Salpique salsinha e cebolinha e coentro(se gostar). Dê uma boa regada de azeite e sirva com arroz branco e um bom vinho.

Obs.: Esta é uma receita simples, que sempre faço e todos gostam, caso não goste de pimentões não coloque, ou coloque outra verdura ou legume que goste. Muitas pessoas acrescentam ovo, couve tec, mas a bacalhoada que sempre conheci leva somente eswtes ingredientes.

Dica: O ideal é deixar o bacalhau demolhando por 24 ou 48 horas, trocando sempre a água, caso deixe 48 horas, não ferva o mesmo.
Se quando for dar aquela fervidinha no bacalhau não quiser que fique forte o cheiro, coloque um pouquinho de leite na água.

foto: dete


beijos

0 comentários:

1