Páginas

Subscrever Postagens Feed Posts Subscrever Comentários Feed Comentários

PANETONE CASEIRO

20.12.07

PANETONE CASEIRO

Ingredientes:
para Fermentação ou Esponja
750 g de farinha de trigo
200 g de fermento para pão
1/2 litro de água filtrada
1 colher(chá) de açúcar

Modo de Fazer:
Bater bem e deixar descansar por 1 hora, ficará com a aparência de uma esponja.
para reforço:
1 kg e 800 g de farinha de trigo
1 kg de pamix
10 gemas
2 ovos inteiros
1 colher de café de sal
1/2 litro de leite ou de água
1 kg de frutas cristalizadas
1/2 kg de uvas passas sem sementes
250 g de castanha de caju
unimalte (4 colheres)ou glucose de milho
3 colheres (sopa) de margarina
1 colher(sopa) de essência para panetone(opcional)
volumex (opcional)
Rum (opcional) uma colher mais ou menos
Modo de fazer:
Colocar na batedeira a esponja, a farinha de trigo, o pamix, as gemas, os ovos, rum, unimalte, volumex; bater por 15 minutos(a massa é pesada). Adicionar aos poucos o leite ou água, continuando a bater a massa até que ela fique bem lisa. Caso for bater a massa com as mãos e começar a grudar, passe uma leve camada de óleo nas mãos.
Colocar as frutas, as uvas e por fim as castanhas, deixando-as bate por mais 5 minutos, aí voce pode trabalhar a massa no mármore, não é como massa de pão o ponto é mais leve.
ponto ideal da massa
Deixe descansar até dobrar de volume. Depois cortar em pedaços de mais ou menos 500 g ou 1 kg, conforme o seu panetone será e enrolar em formatos de bola, deixe descansar por mais 15 minutos.
Enrole novamente a massa em forma de bolas, e arrume-as dentro das formas com um m pouco mais da metade da forma(de papel), ela crescerá mais. Depois de crecida, faça cortes em forma de X, na superfície, com uma gilete, deixe crescer até a borda da forma.
Leve para assar em forno pré-aquecido, diminuindo para assar devagar. Coloque um pedacinho de manteiga no meio do corte se quiser.
Depois dos corte com a gilete, não se deve colocar a mão mais na massa, para que não atrapalhe o seu crescimento.
Esta receita rende 12 panetones de 500 g ou 6 panetones de 1 kg.
Depois de frio, deixar esfriar bem, embale somente no dia seguinte é melhor, pincelando uma mistura de açúcar dissolvido com água.


Ficam lindos para presentear e deliciosos para comer

Observações:

  1. Pamix é uma mistura que já contém essência, açucar, gordura, tudo; encontra-se em casas que vendem ingredientes para panetones, chocolates, etc.
  2. Se quiser chocotone, substitua as uvas e frutas cristalizadas, por 1/2 kg de gotas de chocolate meio amargo e 250 g de cerejas ao marasquinho, fica muito bom.
  3. Se quiser pode usar esta massa também para rosca natalina, quando chegar o ponto da massa de panetone(não muito dura) dividir em 3 partes e fazer a trança, deixar crescer, pincelar com ovo e levar para assar em forno quente. Dá umas 5 roscas grandes.
  4. Se gostar, passe fondant por cima da rosca e também do panetone, fica muito bom.
Dicas:

  1. O volumex, não tem tanta necessidade de colocar, já fiz com e sem e não tem muita diferença, mas o unimalte eu acho indispensável, é ele que deixa o panetone úmido, sem ficar seco, a glucose de milho pode ser usado no lugar, o unimalte é vendido em sachezinhos. Há quem usa uma colher de Itapan para melhorar a massa (é o que se usa em pão francês nas padarias), mas não faz muita diferença, eu não uso.
  2. A receita dispensa a colher de essência, mas eu coloco, só que cuidado é uma colher pra receita inteira senão fica com gosto horrível, e o rum também gosto de colocar uma colher mais ou menos.
  3. Para levar ao forno, eu coloco nas formas de papel e em seguida em cima de tabuleiro ou forma de aluminio, na grade debaixo eu costumo colocar umas duas latinhas com água(aquelas de leite condensado), isto para vaporizar a massa. Fica especial!
  4. Para esfriar, eu uso as cartelas (aquelas de papelão) vazias de ovos, para não ficar a parte debaixo do panetone toda embatumada(socada como se não tivesse crescido).
  5. Depois de frio pincelo com água com açúcar, deixa-o brilhante, costumo embalar somente no dia seguinte.
  6. Faça ao invés da receita inteira, meia receita por vez, é mais fácil de trabalhar e dá tempo para que coloque os panetones no forno. Meia receita rende 6 panetones de 500 g mais ou menos.

Importante: Se for fazer o chocotone como passei acima na observação, tome cuidado ao fazer as bolas, não devem passar da metade da forma, porque o chocolate faz com que a massa cresça mais, e aí transborda. Passo estes detalhes, porque algumas pessoas amigas pediram para que eu passasse a minha receita de anos deste panetone. Elas servem para outras receitas de panetone também, porque o que deixam o seu panetone diferente e mais gostoso, são os cuidados especiais ao fazer e assar.

Photobucketbeijos

6 comentários:

YANNA BARROS disse...

Gostaria de saber qual o tempo e o grau que o panetone deve ficar no forno?

YANNA BARROS disse...

Gostaria de saber qual o tempo e o grau que o panetone deve ficar no forno?

YANNA BARROS disse...

Gostaria de saber qual o tempo e o grau que o panetone deve ficar no forno?

Sueli Poá disse...

Ola gostei muito da receita ja fiz panetones a alguns anos e nao tenho mais a receita, gostei da receita e principalmente das dicas. vou fazer obrigado

dete disse...

Varia de forno pra forno, 180º e fazer os procedimentos que a receita pede. VAporização etc para que fique espetacular

Unknown disse...

Boa noite.
Vou fazer panetone pela primeira vez e adorei sua receita e dicas.
Sabe me informar qual a durabilidade desses panetones?

1